• Clubes
  • Clube da Ciência

Clube da Ciência

Este projeto, destina-se a ser desenvolvido com alunos do 3º ciclo. Pretende-se que os alunos desenvolvam atitudes de persistência, curiosidade, rigor, gosto pela pesquisa, autonomia, cooperação e respeito pelos outros, através da motivação para a aprendizagem, do gosto pela componente experimental e do desenvolvimento de capacidades cognitivas.

Equipa Docente Professoras responsáveis:

Margarida Silva (Física e Química e Coordenadora do Departamento)
Joana Correia (Biologia e Geologia)

Objectivos específicos:

• Adquirir e consolidar saberes e práticas que permitam lidar com situações quotidianas que envolvam conhecimentos científicos ou produtos tecnológicos.
  • Desenvolver atitudes de rigor, gosto pela pesquisa e pelas actividades experimentais, persistência, autonomia, cooperação e respeito pelos outros.
  • Adquirir competências e práticas de recolha, selecção, interpretação, organização e apresentação de informação/dados.
  • Conhecer e analisar criticamente implicações da Ciência e da Tecnologia na sociedade actual.
  • Promover uma nova visão de aprender e fazer Ciência.
  • Estimular a cooperação, o trabalho de grupo, a prática da autodisciplina, o prazer de aprender e comunicar, elevando a auto-estima dos alunos.
  • Incentivar nos alunos o gosto pela Física, pela Química, pela Biologia e pela Geologia.

Plano Geral:

• Análise e discussão das regras de segurança no laboratório
  • Identificação do material de laboratório e do espaço
  • Desenvolvimento das actividades:
    • Observação de células animais e vegetais
    • Estudo da densidade de diferentes materiais
    • Líquido não newtoniano
    • Teoria da deriva continental (comprovar a complementaridade dos continentes)
    • Construção de modelos da estrutura interna da Terra
    • Chuva de Estrelas (reacção de precipitação PbI2)
    • Impressões digitais (sublimação do iodo)
    • Simulação de erupções vulcânicas (Erupções efusivas e explosivas – explicação química das diferentes reações)