• Clubes
  • Clube de Inglês

Quem somos

Aprender uma língua é muito mais do que aprender o seu funcionamento, como se preconiza nas aulas da disciplina de Inglês.

É, também, contribuir para o enriquecimento, proporcionar uma relação com outras culturas, outros povos, outros modos de pensar. É desenvolver o espírito de tolerância, de respeito pela diversidade, nunca descurando a importância da Língua Materna, também como meio de comparação e contraste. Aprender uma língua é crescer na formação integral do ser humano.

Objetivos

- Incentivar o gosto pela aprendizagem da Língua Inglesa, partilhando experiências e saberes;

- Criar condições que permitam o alargamento de conhecimentos, sobre a cultura e tradição de países de expressão inglesa;

- Incrementar o desenvolvimento de atividades, que possibilitem uma aprendizagem mais aliciante da Língua Inglesa, com ênfase nas atividades de carácter lúdico;

- Desenvolver o gosto pela criação de materiais, alusivos à Língua Inglesa;

- Apoiar a realização de concursos e a execução de materiais relacionados com datas festivas;

- Aumentar a produção e audição da língua oral, incentivando os alunos na realização de trabalhos criativos de produção escrita e oral;

- Desenvolver a capacidade de comunicação, a criatividade, a iniciativa e a autonomia, tal como desenvolver atitudes e hábitos de trabalho de grupo;

- Fomentar a leitura de livros, jornais e revistas com recurso ao dicionário;

- Utilizar as TIC, para pesquisar de forma orientada e para produzir trabalhos;

- Estimular o civismo no relacionamento interpessoal;

- Desenvolver a autoconfiança na realização de tarefas, resolvendo por si próprios as dificuldades;

- Incentivar a responsabilização de projetos ou atividades de cooperação com as outras iniciativas da escola, procurando a interdisciplinaridade.

Destinatários

Alunos do segundo e terceiro ciclos do ensino básico, que demonstrem vontade em querer participar no Clube d’Inglês e inscritos no início do ano letivo.

Será fator de exclusão do Clube d’Inglês a falta de assiduidade (3 faltas injustificadas por período) e o desrespeito pelas normas / regras estabelecidas no Regulamento Interno (ver Direitos e Deveres dos Alunos).

O registo das presenças dos alunos será efetuado semanalmente através da folha de presenças.

As inscrições têm de ser limitadas, mediante o espaço e as condições de trabalho proporcionadas, pelo que não será desejável um grupo com mais de 20 alunos.

As inscrições serão apuradas de acordo com o interesse manifestado.

Funcionamento

O Clube d’Inglês funciona ao longo do ano letivo, às quartas-feiras, das 16h 15min. às 17h15min., na Mediateca.

A avaliação do trabalho realizado no Clube d’Inglês será efetuada ao longo do ano letivo, nomeadamente no final de cada período, em reuniões de departamento.

A avaliação da participação, empenho, atitudes e comportamentos dos alunos intervenientes será realizada por eles próprios, por todos os colegas e pela professora responsável, em sessões a determinar para o efeito.

- Leitura de livros e revistas em Inglês;

- Leitura orientada;

- Pesquisa bibliográfica orientada;

- Atividades musicais e teatrais;

- Audição de canções;

- Visionamento de filmes;

- Elaboração e participação em jogos;

- Organização e celebração de dias festivos;

- Promoção de concursos;

- Desenvolvimento de atividades, para celebrar datas festivas das culturas Inglesa e Americana.