• Ano Letivo
  • Artigo de Opinião

Bárbara Bordalo e Sá Dias

ICE – uma escola de família!

Bárbara Bordalo e Sá Dias

Encarregada de Educação de uma aluna do ICE

Quando escolhemos o ICE, fizemo-lo, no nosso caso particular, pelos valores defendidos pela instituição, pelo acompanhamento dado a cada criança; pelas ferramentas que lhe são facultadas, pelo trabalho que é feito para o desenvolvimento de cada criança, potencializando as mais valias que cada uma tem.

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio desde 1995, data a partir da qual a Assembleia Geral da ONU proclamou o dia como sendo o “Dia Internacional das Famílias”.

O objetivo da consagração desta data prendeu-se com a necessidade de se dar enfoque à importância da família enquanto unidade estruturante do núcleo familiar e como mentora e impulsionadora da educação infantil. É no seio familiar que são dadas as bases que vão servir para a formação de cada ser individual.

Obviamente que falar de família é falar de união; amor; respeito e compreensão. Valores necessários para um relacionamento salutar entre todos os elementos que compõem cada família e que contribuem a posteriori para um bom relacionamento interpares. É no seio familiar que colocamos a semente que vamos regando para cada criança nascer e crescer em amor e tornar-se um adulto estruturado e agente ativo na sociedade, com a perfeita noção dos seus deveres e responsabilidades.

Atualmente estamos perante uma mudança no conceito de família, causada por questões sociais, económicas, demográficas e também de género. São fatores que influenciam e podem condicionar as famílias per si, por isso é de extremamente importante acompanhar e ter a noção das crianças que estão envolvidas nestes processos de mudança para estas conseguirem lidar com as diferentes situações da melhor forma possível.

É no seio familiar que a criança tem de encontrar a sua proteção e segurança; o amor e o carinho tão fundamental ao seu desenvolvimento.

Nem só de consanguinidade se constituem as famílias, estas também se constituem pela comunhão de valores e pela mesma filosofia de vida.

Aqui podemos fazer o paralelismo com a família ICE, quando escolhemos esta instituição, fizemo-lo, no nosso caso particular, pelos valores defendidos pela instituição, pelo acompanhamento dado a cada criança; pelas ferramentas que lhe são facultadas, pelo trabalho que é feito para o desenvolvimento de cada criança, potencializando as mais valias que cada uma tem.

Este trabalho é feito e é fruto da estabilidade e do empenho do corpo docente, bem como da dedicação e vigilância do não docente. Todos em conjunto contribuem para que cada criança se sinta segura e feliz, crescendo e desenvolvendo as suas competências em harmonia.

Não posso deixar de realçar o quão bom é deixar a nossa filha no colégio sendo sempre brindadas com o desejo de um “ Dia Feliz”!!

Sejamos todos felizes, relacionando-nos com respeito, ponderação e carinho.