• Página Inicial
  • Ano Letivo
  • Artigo de Opinião

Susana Ferreira

Educar para amar as Árvores!


 

Susana Ferreira

Professora de Ciências Naturais e Matemática  

 

As Crianças que crescem a amar as Árvores serão, certamente, adultos envolvidos na sua preservação.

 

 

 

Educar para amar as Árvores!

As Crianças que crescem a amar as Árvores serão, certamente, adultos envolvidos na sua preservação.

Dia 21 de março é o Dia Mundial da Árvore. Esta é, indubitavelmente, uma data muito importante para a celebração do Ambiente e da sua preservação. A meta primordial da comemoração deste dia é consciencializar para o valor da conservação das Árvores.

As Árvores assumem uma função fundamental na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e, consequentemente, na qualidade de vida de todos os habitantes do planeta Terra (incluindo, obviamente, os humanos). A importância das Árvores é indiscutível! Daí que, protegê-las constitui uma tarefa basilar!

É essencial que as Crianças, desde tenra idade, aprendam a respeitar e a valorizar as Árvores e o Ambiente na sua generalidade. O desenvolvimento de uma relação assente no conhecimento, no amor e no respeito pelas Árvores, contribuirá para uma consciencialização ecológica mais influente nas Crianças de Hoje, que se transformarão nos adultos de Amanhã. Assim, as Crianças que crescem a amar as Árvores serão, certamente, adultos envolvidos na sua preservação. Concomitantemente, a sintonia com as Árvores difunde uma vasta panóplia de benefícios, nomeadamente no que concerne à tranquilidade e equilíbrio emocional, essenciais para um harmonioso desenvolvimento das Crianças.

No ICE percorremos um caminho com os nossos alunos de forma a fomentar o seu interesse pelas Árvores. Procuramos enriquecer as vivências escolares com experiências regulares de contacto com a Natureza e desenvolvemos reiteradamente atividades de sensibilização ambiental. Orientamos os alunos, promovendo a sua autonomia e o seu espírito crítico e dando-lhes oportunidades de observar, indagar, refletir e exprimir os seus sentimentos e ideias.

Assim, assumindo um papel ativo, os alunos do ICE são convidados a percorrer o trilho da sustentabilidade, deixando amor pela Natureza em cada uma das suas pegadas.  

  

Redes Sociais