• Página Inicial
  • Ano Letivo
  • Artigo de Opinião

Valter Carlos

”Quem chega é bem-vindo, quem parte leva saudade…”


 

Valter Carlos

Professor de Matemática  

 

“Depois de dois anos diferentes, em que a escola, os alunos e o Mundo se viram privados de liberdade, eis que este ano foi tempo de uma recuperação que nos deixou a todos mais felizes!

Mas no ICE, não gostamos de guardar para amanhã o que podemos fazer hoje, e ainda não terminou este ano letivo, e por aqui já se prepara o próximo!”

 

 

 

Começamos em setembro de 2021, um novo ano letivo, recheado de mudanças, com algumas caras novas, mas sempre com a ambição renovada de querer fazer mais e melhor pelo ICE.

A tristeza que encerrava em cada um de nós o uso obrigatório de máscara, não foi o suficiente para nos fazer desanimar… no entanto, o regresso a um ano letivo “normal” com ensino presencial, trazia consigo muitas consequências dos anteriores dezoito meses… se o ICE não foi a melhor, foi provavelmente certamente uma das melhores escolas a trabalhar com o ensino à distância (E@D), mas infelizmente, jamais se poderá comparar as verdadeiras aprendizagens dos alunos, nos dois tipos de ensino, com clara desvantagem para o E@D.

A verdade é que no ICE, por mais barreiras que nos apareçam (ou nos coloquem!) no caminho, estamos sempre preparados para remar na direção certa… claro que quando falo em remar, toda a ajuda, daqueles que querem remar connosco na mesma direção, é sempre bem recebida, mas e porque quase sempre há um “mas”, temos de remar também no mesmo sentido… sim, porque nós os Professores somos os comandantes de uma tripulação que só conseguirá «chegar a bom porto» se todos estivermos focados  em remar para a mesma direção e sentido!

É isso que sempre fizemos e vamos continuar a fazer no ICE, não deixando cair, nem esta, nem outras tradições, que tantas alegrias e sucesso têm trazido aos nossos alunos e à nossa escola.

E por falar em tradições, este ano tivemos o regresso da Cerimónia do Quadro de Excelência, o regresso dos passeios anuais de turma, o regresso do ICE’Árt com mais uma fabulosa atuação e ainda o regresso do Baile de Gala para os alunos do 9.ºano e do 12.ºano, sendo este último acontecimento, um dos mais marcantes de todo o ano, pois encerra para os alunos do 12.ºano, um ciclo de oito anos, recheado de emoções, de vitórias, de alegrias, de aprendizagens, de tristezas… vivenciadas com toda a comunidade escolar do ICE.

Como há dias me dizia uma Encarregada de Educação, este final de ano da sua educanda, que terminou agora o 12.ºano, provocava-lhe um «sentimento agridoce»… No ICE sentimos exatamente o mesmo… é com tristeza, mas ao mesmo tempo, com muita felicidade, que vemos os nossos alunos sair rumo a novas paragens, com a certeza que fizemos em conjunto um excelente trabalho, deixando-os preparados para um futuro que só pode ser, não tenho dúvidas, muito risonho!

Depois de dois anos diferentes, em que a escola, os alunos e o Mundo se viram privados de liberdade, eis que este ano foi tempo de uma recuperação que nos deixou a todos mais felizes!

Para tal felicidade, contribuiu e muito, em meados de abril, voltarmos, alunos e professores, a poder estar sem máscara numa aula, o que não acontecia desde 12 de março de 2020… voltamos a sorrir com os lábios, depois de dois anos a sorrir com os olhos…

Os mesmos olhos que sorriem, também rapidamente se inundam de lágrimas com o aproximar do encerramento do ano letivo… sabemos que as chegadas são sempre mais fáceis do que as partidas… «Quem chega é bem-vindo, quem parte leva saudade»… eu acrescento, que quem parte também deixa muita saudade nos que ficam!

Mas no ICE, não gostamos de guardar para amanhã o que podemos fazer hoje, e ainda não terminou este ano letivo, e por aqui já se prepara o próximo!

Esperamos que o ano letivo que se inicia em setembro, seja de muito trabalho, de alegrias, de muitas conquistas e repleto de sucesso para todos!

Até lá, bom descanso e boas férias!

Redes Sociais