• Página Inicial
  • Notícias

Apresentação do projeto solidário - Casa-Ninho

"No âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, os alunos do 7.º Ano Turma A, executaram um trabalho que reverte a favor do Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa - Projeto Casa-ninho.

Situado no Parque Florestal de Monsanto, este centro é dedicado exclusivamente à reabilitação de fauna selvagem. Foi fundado em 1997 pela Câmara Municipal de Lisboa como resposta à preocupação crescente dos munícipes com o ambiente e a conservação da natureza. Aqui, uma equipa multidisciplinar especializada recebe os animais debilitados, doentes, feridos ou provenientes de cativeiro ilegal e promove a sua reabilitação com vista à reintegração no meio natural.

A floresta de Monsanto é jovem e ainda não tem muitas cavidades naturais, daí serem instaladas casas-ninho que servem de abrigo e de ninho a algumas aves que assim veem nascer e  crescer os seus inúmeros filhotes.

Algumas aves usam as caixas como abrigo, outras constroem os seus ninhos, outras ainda usam-nas para dormir durante a noite… Vários casais de passeriformes criaram as suas ninhadas com sucesso até as crias abandonarem os ninhos, continuando lá fora a sua luta pela sobrevivência.

Os alunos ficaram sensibilizados e motivados para esta questão solidária, sendo assim, proposto ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa o contributo com mais Caixas-Ninho, que aceitou e valorizou a ideia/o projeto.

O projeto está apresentado no átrio do Instituto de Ciências Educativas e será entregue no centro ainda em janeiro."

Redes Sociais