• Página Inicial
  • Atividades
  • Atividades Pedagógicas
  • Visitas de Estudo
  • Visitas de Estudo - Anos letivos anteriores

Linhas do Tempo

Visita de Estudo à Fundação Calouste Gulbenkian

No dia 7 de novembro e 17 de dezembro, os alunos do décimo segundo ano e nono ano, exploraram o jardim e a exposição Linhas do Tempo. As Coleções Gulbenkian. Caminhos Contemporâneos.

A partir de uma data-âncora – 1956, ano da criação da Fundação Gulbenkian – a exposição proporcionou um olhar retrospetivo, levando os alunos a recuar 60 anos em relação ao ano 1956, conduzindo-os até 1896, para os transportar de novo, num eixo de 120 anos, até aos dias de hoje.

 A exposição propõe um encontro entre a Coleção do Fundador, adquirida por Calouste Sarkis Gulbenkian até 1955, e a Coleção Moderna, constituída após a sua morte e formada por obras do século XX até aos nossos dias. Num tempo elástico, como aliás todos os tempos, a exposição recua e avança de modo a estabelecer uma linha de tempo (1896-1956-2016) onde as pontes, os encontros, as datas e as circunstâncias artísticas e históricas das coleções se vão manifestando. Juntas, partilhando um mesmo espaço, as obras contam pequenas histórias, desenham associações improváveis, criando oportunidades para uma leitura diferente e múltipla do património Gulbenkian.

Professoras responsáveis
Prof.ª de História, Isabel Matos
Prof.ª de História, Emília Infante
Prof.ª de Ed. Visual, Graça Mendes

Redes Sociais