• Página Inicial
  • Atividades
  • Atividades Pedagógicas
  • Visitas de Estudo
  • Visitas de Estudo - Anos letivos anteriores

Porto

Visita de Estudo

O Porto, cidade cosmopolita e intimista ao mesmo tempo, caracteriza-se como fonte de inspiração, onde o antigo se encontra em plena comunhão com o contemporâneo.

O seu centro histórico considerado património da humanidade, classificado pela UNESCO, justificou a visita de estudo dos alunos do 11.º ano do Instituto de Ciências Educativas. Acompanhados por guia turístico e por professores, foram convidados a descobrir esta cidade entre os dias 3 e 5 de abril de 2017. Pretendeu-se, ao mesmo tempo, fomentar o gosto pela arte e pelo património histórico e sua valorização, bem como desenvolver o gosto pelo estudo/ investigação do passado.

A visita de estudo, seguiu o roteiro de um guião previamente organizado e distribuído pelos três dias, como comprovam as fotografias em anexo. No primeiro dia, acompanhados pelos professores, os alunos fizeram uma visita guiada à Casa da Música e um passeio de autocarro pela zona ribeirinha do Porto. No dia seguinte, com a colaboração de um guia turístico, alunos e professores fizeram um percurso pedonal pelo centro histórico do Porto, onde contemplou visitas à Sé do Porto, à Estação de São Bento, à Livraria Lello, à Cadeia da Relação e ao Palácio da Bolsa. Este dia histórico, terminou com agrado, através de um passeio de barco pelo rio Douro e uma visita guiada às Caves do Douro. O último dia de visita de estudo foi finalizado com uma visita guiada ao Museu de Serralves e com um almoço de convívio e partilha de ideias num restaurante à beira rio.

Ao longo desta visita, os alunos fruíram do espaço envolvente estiveram sujeitos à realização de um guião distribuídos durante a visita e à elaboração de um roteiro fotográfico. Foi uma visita maravilhosa, que correu muito bem. Alunos e professores partilharam conhecimentos, conviveram e estreitaram laços de amizade. Sendo, assim, considerados todos os objetivos cumpridos.

Os professores responsáveis

Isabel Matos, Graça Mendes, Susana Teixeira, Ricardo Santos e Pedro Fortunato

Redes Sociais