• Página Inicial
  • Notícias

Exposição de Jorge Bacelar estreia dia 14 de outubro

Fotografo português estará presente na nossa Escola no âmbito de um convite do ICEmostra

No próximo dia 14 de outubro a partir das 18 horas, o ICE inaugura uma exposição da autoria de Jorge Bacelar, fotografo português que aceitou o convite e o desafio para uma exposição com foco nos homens e mulheres do mundo rural, cujas vidas se dedicam a cultivar a terra e a tratar do gado, escolhendo para tanto um conjunto de retratos. De resto, o artista português defende que “É neste ambiente que eu encontro a luz que quero, que tenho as pessoas que eu sinto como família.”

Jorge Bacelar nasceu em Figueira de Castelo Rodrigo. É médico veterinário há mais de 20 anos, exercendo a sua profissão na região de Aveiro. Despertou para a fotografia há oito anos. Começou pelas paisagens e depois mergulhou no mundo rural, fotografando a gente que vive da terra, no seu próprio meio, principalmente oriunda da Murtosa, de Estarreja, de Albergaria-a-Velha e de Figueira de Castelo Rodrigo. Rostos, expressões e poses, com os animais e os produtos da terra a completarem o retrato. Pessoas que já o conhecem por causa do seu trabalho como médico veterinário, facilitando e confiando na sua missão de fotografar: “Gostam do resultado final, sentem-se felizes ao ver as fotos”, afirma Jorge Bacelar. Tendo o privilégiode conhecer o mundo rural e conviver com pessoas que muito admira, encontrou na fotografia uma forma de enaltecer e perpetuar a imagem dos agricultores, com quem tem uma relação familiar de grande amizade e respeito.

Sem iluminação e sem artifícios, usa a sua lente – a proximidade com as pessoas – para obter as imagens, num cenário tão realista quanto o possível. “Além do rosto, tento captar as mãos, porque elas também falam e contam muito sobre as pessoas, e também o fruto do seu trabalho e os animais com os quais eles convivem diariamente”.

Tem recebido importantes prémios e distinções pelo seu trabalho fotográfico, tais como: Nomination Award HPA 2015, World Photographic Cup 2016, FEP European Professional Photographer of the Year Awards 2016, 2016 OIE Photo Competition, Documentary Award HPA 2017, Global Photographic Union, Concurso Internacional de Fotografia Transversalidades 2017, Singapura Photo Cup 2017, Photographic Society of America 2017, IUP 5th Anniversary Celebration Photo Circuits 2017, Travel Photographer of the Year 2020.

É frequentemente convidado a participar em exposições individuais e em programas televisivos culturais para falar do seu trabalho fotográfico.

O artista que lançou recentemente o livro Ruralidades e cujo prefácio da autoria do Prof. António Filipe Pimentel refere “Jorge Bacelar — extraordinária figura de médico-fotógrafo — oferece-nos o sumptuoso manjar espiritual das imagens únicas que cria. Imagens que fixa por ter sido tocado (literalmente) a um tempo pelo dom divino e pelo dom do amor: ambos convergindo nos seus pacientes, que entende, em sentido inteiro e extenso, entre gente e bichos. E por isso os capta e prende nas imagens: para sempre.”, estará na nossa Escola numa atividade organizada pelo Grupo de Trabalho ICEmostra.

Redes Sociais