• Página Inicial
  • Notícias

ICE leva a Ciência até várias Escolas do 1.º Ciclo

Alunos do 12.º ano foram "Embaixadores da Ciência" no âmbito da Semana da Ciência

Este ano, no âmbito da Semana da Ciência, os alunos do 12. º ano tiveram oportunidade de realizar atividades científicas com alunos de várias escolas do 1ºciclo do nosso Concelho.

Num novo formato, estreado nesta 17.ª edição da semana da ciência, os alunos do 12º ano do Curso Científico-humanístico de Ciências e Tecnologias do Instituto de Ciências Educativas, assumiram o papel de "Embaixadores da Ciência" e levaram a Ciência até às turmas de 4.º ano do Externato da Quintinha e do Colégio João de Deus.

As atividades e experiências idealizadas pelos nossos alunos pretendiam proporcionar aos mais pequenos, uma tarde inesquecível de partilha e aprendizagem, mas também despertar nas mentes dos mais jovens, a curiosidade e entusiasmo que só a ciência nos consegue fazer sentir.

No Externato da Quintinha e no Colégio João de Deus, os nossos Embaixadores foram recebidos por olhos e mentes ávidas de conhecimento e de novas aprendizagens.

Utilizando vídeos, criados pelos nossos alunos, levámos um pouco da experiência laboratorial vivida no ICE. Para tornar a visita ainda mais especial, terminámos a nossa intervenção realizando uma atividade de modelagem de fósseis, que os mais novos adoraram.

A comunicação e transmissão da ciência e do conhecimento científico é uma das competências que trabalhamos com os alunos, pois reconhecendo o importante papel que esta área desempenha na nossa vida e na sociedade, torna-se importante desenvolver nos nossos alunos uma capacidade crítica e uma boa base de comunicação que os levará a pensar de forma clara e independente.

 

Redes Sociais