• Página Inicial
  • Notícias

ICE participa no Parlamento.dos Jovens

Iniciativa promovida pela Assembleia da República tem como objetivo minimizar o impacto das Fake News

Notícia da autoria dos alunos: André Neves e Flávia Dias, alunos do 12º ano de Ciência política.

 

Com o objetivo de tentar minimizar o impacto das Fake News, o ICE integrou-se no projeto do Parlamento dos Jovens.

O presente projeto insere-se no âmbito do Parlamento dos Jovens, iniciativa promovida pela Assembleia da República dirigida a jovens dos ensinos básico (2.º e 3.º ciclos) e secundário, que visa incentivar e promover o debate democrático entre os jovens, sublinhando em simultâneo a importância da sua intervenção em questões de preocupação nacional, como as Fake News, expondo as suas considerações perante o órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.

O programa Parlamento dos Jovens desenvolve-se em 3 fases:

A 1ª fase acontece ao nível da Escola e pode-se dividir em três outras fases.

Formação de listas candidatas à eleição de deputados;
Campanha eleitoral e  eleição dos deputados à Sessão Escolar;
Sessão Escolar, onde se aprovará o Projeto de Recomendação da Escola e se elegerão os respetivos representantes às Sessões a nível distrital ou regional.

É ainda nesta fase que durante a campanha eleitoral existirá um outro debate com a presença de um Deputado da Assembleia da República que ajudará os eleitores a tomarem, na altura das eleições, uma decisão mais acertada.

A 2.ª fase já acontece ao nível do Distrito. Durante a mesma realizam-se Sessões Distritais, onde se reunirão os deputados que representam as escolas de cada distrito, para aprovar os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar nesta Sessão.

A 3ª e última fase acontece ao nível da Assembleia da República. É nesta fase que se realizará a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, onde se reunirão os deputados jovens, a nível nacional, representando cada distrito ou região autónoma, na qual se aprovará, após debate em Comissões e em Plenário, a Recomendação final sobre o tema daquela edição do Parlamento dos Jovens.

Neste momento, o ICE encontra-se no decorrer da primeira fase do projeto sendo que já foram criadas duas listas: A lista A e a lista B, ambas compostas por alunos do 12º ano de ciência política, que de momento, se preparam para os debates que ocorrerão no segundo período. É nesta fase que os alunos do secundário do ICE terão a oportunidade de se tornarem jovens eleitores, onde depois de uma semana de campanha eleitoral a começar dia 10 de janeiro, poderão votar dia 14 de janeiro na lista que melhor poderá ir representar o ICE na próxima fase.

É também precisamente durante esta semana de campanha que o ICE irá receber uma deputada da Assembleia da República e onde existirá um debate que servirá para os alunos tirarem as suas dúvidas de qual lista melhor representará a nossa escola.

Para terminar esta primeira fase, dia 21 de janeiro irá ocorrer a sessão escolar de onde sairá o Projeto de Recomendação do ICE.

Por fim, pedimos a todos os alunos do secundário que em janeiro votem com consciência pois o vosso voto é bastante importante. Durante a interrupção letiva poderão sempre seguir as redes sociais das listas para estarem a par de todos os acontecimentos.

Desejamos então Boas Festas e que juntos consigamos derrotar e minimizar as Fake News.

Lista A:                                                   Lista B:

- @listaa.ice INSTAGRAM                     - @lista.b.ice INSTAGRAM

- @ListaaIce TWITTER

- lista.ice@gmail.com

Mais informações sobre o Parlamento dos Jovens em https://jovens.parlamento.pt

Redes Sociais