• Página Inicial
  • Notícias

Paleontólogo João Russo visita a nossa Escola

Os alunos do 3.º Ciclo viajaram até ao "incrível mundo dos Dinossauros"

No âmbito da edição deste ano da Semana da Ciência, recebemos ontem, no auditório da nossa Escola, a visita do Paleontólogo João Russo.  

Nesta que foi a 1.ª "Palestra da Ciência" da Semana da Ciência 2022, os alunos do 3.º ciclo aprenderam muito sobre o trabalho dos paleontólogos, sobre as ferramentas que eles usam e sobre o facto de eles conseguirem, usando a sua própria força, transportar os fósseis (até os maiores) do campo para o laboratório! 

Os alunos descobriram que os paleontólogos recorrem a várias ciências como a geologia, a biologia, a física, a química, a ecologia e até a matemática! 

O Dr. João Russo trouxe, para os alunos poderem apreciar, o fóssil de um espigão da cauda do Miragaia que é um dinossauro que foi encontrado em Portugal. E os alunos ficaram a saber que há cerca de 2000 espécies de dinossauros conhecidas e que os dinossauros que foram encontrados em Portugal, na zona da Lourinhã, são muito mais antigos que o T- Rex que viveu na América! 

Os alunos também viram o fóssil de um ovo de dinossauro! E apesar destes fósseis serem muito raros, na Lourinhã foram encontrados 5 ninhos de ovos de dinossauros e até é possível ver, no interior do ovo, o fóssil do pequeno embrião de dinossauro. 

Este foi uma viagem fascinante ao mundo da paleontologia e ao tempo dos dinossauros que os nossos alunos não vão esquecer!

Redes Sociais