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Os rankings deram destaque desde 2001 às escolas privadas e públicas e, embora criticáveis em muitos aspetos, não podem ser ignorados por todos os interessados no processo educativo.
A filosofia dos Rankings está longe, do que está subjacente ao perfil do aluno à saída do secundário, dando uma imagem pouco luminosa do grande esforço desenvolvido por professores, alunos e encarregados de educação no sentido de conseguir taxas de aprovação de quase todos os alunos nos diferentes ciclos de escolaridade até aos 18 anos.
O Instituto de Ciências Educativas continua ciente da validade do seu projeto educativo e tem vindo a cimentar nos últimos anos, lugares honrosos em termos de rankings, mas o seu ideário fundamental assenta em jovens bem preparados, daí a continuidade do seu processo educativo norteado pelo lema: Inovar, Criar, Educar.
Em 2017, a nível concelhio ocupamos o 1.º lugar e a nível nacional estamos entre as 100 melhores escolas, merecendo destaque o 1.º lugar alcançado em Matemática A (635) com média de 16,46 valores, sendo a média nacional de 11,9.
Outro dado importante são os percursos diretos de sucesso, que o Ministério da Educação considera o indicador mais “robusto” e “consistente” apurando a percentagem de alunos em cada escola que completa o ciclo de estudos sem retenções e com positiva nos exames nacionais. Este indicador é comparado com outras escolas que partiram do mesmo ponto. É esse diferencial que mede o progresso ou retrocesso.
O ICE com base neste critério tem vindo a consolidar o seu progresso na preparação dos alunos, sendo patente a 18.ª posição referida no Observador e 23.ª posição, respetivamente no JN e Expresso, a nível nacional no respeitante ao ensino secundário.
A Direção Pedagógica do ICE felicita os Alunos, Encarregados de Educação, Professores e Funcionários pelos resultados escolares obtidos, resultantes de grande empenho, dedicação e trabalho, tendo por referência o nosso projeto Educativo.
Ramada, 5 de fevereiro de 2018
A Direção Pedagógica
Alexandra Carvalho
José Infante