• Página Inicial
  • Notícias

SPO inicia atividades com as turmas do 3.º Ciclo

Quando se fala no trabalho de um Psicólogo, regra geral, pensa-se em ações ao nível remediativo. Contudo, numa Escola, mais importante do que a Remediação é a Prevenção e a Promoção do Bem-Estar, pois acompanhamos o desenvolvimento dos alunos dos 10 aos 18 anos. Nesse sentido, na semana passada, o Serviço de Psicologia do nosso Instituto deu início às atividades com as turmas do 3.º ciclo, no âmbito do Desenvolvimento de Competências e Orientação Vocacional.

No dia 26, o SPO iniciou junto do 8.º B, a primeira sessão do programa “A Promoção Cognitiva”, tendo como objetivo sensibilizar os alunos para a Neuroplasticidade. Após uma breve informação sobre o funcionamento do cérebro, os alunos foram convidados a testar a sua habilidade atencional, destacando a importância da Atenção. De resto, ao longo do ano letivo, o SPO; pretende fazer com os alunos do 8.º ano, algumas atividades de estimulação da atenção, memória e raciocínio, fazendo sempre o paralelismo com os métodos de estudo.

Dia 27, decorreu a primeira atividade do programa “Pensar, Sentir e Agir”, procurando levar os alunos do 7.º C, a refletir sobre o conceito de inteligência; as inteligências múltiplas e a importância da inteligência emocional. Ao longo do ano, o SPO irá trabalhar com os alunos do 7.º ano, no sentido de estes, distinguirem emoções de sentimentos, refletir sobre os comportamentos intra e interpessoais, sensibilizando para a importância da motivação face aos nossos objetivos e a consequência das nossas decisões.

Finalmente, nas turmas do 9.º ano, para os alunos inscritos, foi dinamizada a primeira sessão do Programa de Orientação Escolar e Profissional. Estas sessões que passarão a ser periódicas em ambas as turmas, pretendem ser um espaço de reflexão relativamente aos seus interesses e projetos futuros, ajudando na orientação do aluno e a uma tomada de decisão em consciência numa fase crucial do seu percurso escolar.

Redes Sociais