• Página Inicial
  • Notícias

Sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário

Edição deste ano subordinada ao tema "Fake News: o impacto da desinformação na democracia".

O Instituto de Ciências Educativas (I.C.E.) participou, nos dias 30 e 31 de maio, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, na Assembleia da República. A última etapa do Parlamento dos Jovens encerrou com a Sessão Nacional na Assembleia da República. Nesta edição, participaram escolas de todas as regiões do país, incluindo escolas portuguesas no estrangeiro. Para a Sessão Nacional foram eleitas 66 escolas representadas por 132 alunos/deputados. Na sessão distrital deste programa, os alunos André Neves (12.ºCSE) e Flávia Dias (12.ºCLH) foram eleitos deputados para representar o círculo de Lisboa para a Sessão Nacional. A delegação do I.C.E. foi composta, para além dos jovens deputados já mencionados, por Rodrigo Salgueiro (12.ºCSE), na qualidade de jornalista e, também, pelos Professores Isabel Matos e Pedro Mucharreira.

Os dois dias vivenciados pelos jovens deputados e pelo jornalista, na Assembleia da República, foram de intensos trabalhos parlamentares. No primeiro dia, os círculos eleitorais dividiram-se em comissões parlamentares para definirem medidas a propor à sessão plenária. Estas comissões foram marcadas por intensos debates, na generalidade e na especialidade, dos Projetos de Recomendação, sob orientação de Deputados/as da Assembleia da República em representação dos grupos parlamentares. Elaborou-se a redação final do projeto de recomendação da Comissão e seleção das perguntas a apresentar no Plenário.

No segundo dia, a sessão plenária começou com a cerimónia de boas-vindas por parte do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e com as intervenções da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes e o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Deputado Alexandre Quintanilha.

Seguiu-se, posteriormente, a sessão plenária, onde os jovens deputados debateram, com grande elevação e sentido democrático, o projeto de recomendação final. Neste documento ficaram definidas um total de sete medidas a propor oficialmente à Assembleia de República. O I.C.E. agradece à Flávia Dias, ao André Neves e ao Rodrigo Salgueiro pela dedicação e excelência demonstrada ao longo dos dois dias de trabalhos parlamentares. 

Redes Sociais